Showcases

Eastman

Treva

Contexto da Inovação:
A Eastman tem mais de 100 anos de expertise com materiais provenientes da celulose. Além disso, a empresa tem um histórico de valor relacionado diretamente com a sustentabilidade, gerindo um portfólio sustentável através de colaboração estratégica, gerenciamento responsável dos recursos e inovação persistente.

A inovação:
O Treva, lançado em 2017 e já disponível para o mercado em escala global, é um bioplastico de engenharia com conteúdo biológico elevado (cerca de 45%) - o que lhe dá caráter sustentável. A inovação teve maior aplicabilidade aos mercados de oftálmico e de embalagens cosméticas, devido suas propriedades especiais relacionadas à visão e ao contato com a pele. Apesar desse foco inicial, há pesquisas para aumentar a aplicabilidade do material.

Tipo de Inovação: Sustentabilidade
Área da Aplicação: Pessoas e estilo de vida


Elekeiroz

Plastificantes Vegetais De Terceira Geração

Contexto da Inovação:
A Elekeiroz, atuante no mercado de plastificantes para resínas vinílicas, em conjunto com sua joint venture Nexoleum, oferece uma alternativa aos plastificantes tradicionais de base fóssil. Seu desafio é o de encontrar produtos com desempenho adequado, com custo competitivo, dentro do escopo de empresas e com uso de matérias-primas renováveis.

A inovação:
A inovação já está em fase comercial e se trata de uma nova linha de produtos que compõem uma terceira geração de plastificantes vegetais com melhor desempenho de permanência quando comparada às gerações anteriores. O processo produtivo - que inclui criação de moléculas a partir de modificações químicas de óleos vegetais - e a seleção de matérias-primas permitem uma ampla gama de produtos. Patentes: Brasil - PI0705621-4, USA: US 8,623,947; Europa: EP2960282A1

Tipo de Inovação: Novas tecnologias
Área da Aplicação: Industrial


Kuraray South America LTDA

GENESTAR v2

Contexto da Inovação:
Diante das rápidas transformações do mercado eletrônico e automotivo, a demanda por mudanças nos materiais poliméricos tem aumentado. O desafio dessa inovação foi, mantendo o alto desenvolvimento funcional do componente em condições severas de engenharia, romper o paradigma da aplicação de plásticos em componentes de precisão sujeitos a condições inéditas para plásticos de engenharia.

A inovação:
A tecnologia do GENESTAR está totalmente desenvolvida e aplicada comercialmente em diversos mercados como Ásia, Europa e América do Norte. Utiliza exclusivo monômero de 9 carbonos (inédito em poliamida), o que confere alto grau de cristalinidade e configuração molecular que possibilita operação em altas temperaturas, alta resistência a abrasão e barreira a químicos. Devido à sua alta flexibilidade e versatilidade, pode ser usado para uma ampla gama de aplicações, nos componentes injetados ou perfis extrudados.

Tipo de Inovação: Sustentabilidade
Área da Aplicação: Industrial


Kuraray South America LTDA

Filmes Plantic

Contexto da Inovação:
O mercado de alimentos frescos no Brasil é caracterizado pela sua alta perecibilidade e deficiente cadeia refrigerada para distribuição e comercialização. O desafio deste projeto foi, mantendo o alto desempenho na proteção e conservação do produto, desenvolver uma estrutura de embalagem mais sustentável.

A inovação:
A tecnologia do filme PLANTICTM está totalmente desenvolvida e aplicada comercialmente em diversos mercados como Australia, Europa e América do Norte. Utiliza matérias-primas de fonte renovável (amido de milho), não geneticamente modificadas, com características de biodegradabilidade, em compostagem industrial ou residencial e com propriedades de alta barreira a gases. Devido à sua alta flexibilidade e versatilidade, pode ser usado para uma ampla gama de aplicações, nas formas de filmes flexíveis, semirrígidos ou rígidos termoformados.

Tipo de Inovação: Sustentabilidade
Área da Aplicação: Casa e Trabalho


Lubrizol do Brasil Aditivos LTDA

ESTANE VSN 9000 - A TECNOLOGIA REMOLDANDO O MERCADO DE ÓCULOS

Contexto da Inovação:
No mercado de molduras de óculos, arranhões causados durante a produção, manuseio e montagem de armações representam um dos principais defeitos encontrados no controle de qualidade desses fabricantes. Neste contexto, a Lubrizol desenvolveu um poliuretano termoplástico específicamente projetado para atender as demandas de fabricantes, designers e marcas de óculos, balanceando as necessidades essenciais destes produtos com propriedades inéditas e inovadoras.

A inovação:
O produto Estane VSN 9000, já em fase de comercialização, além de atender às características essenciais da aplicação em molduras de óculos (excelente resistência química, superior resistência mecânica e módulo de flexão comparados a outros produtos do mercado, leveza, hipoalergênico, entre outros) possui um diferencial que torna o produto único e inovador: a tecnologia self healing, que consiste na capacidade do material de eliminar pequenos arranhões e cortes em sua superfície ao ser exposto a uma pequena quantidade de calor, sem deformar as dimensões da peça final.

Tipo de Inovação: Novas tecnologias
Área da Aplicação: Pessoas e estilo de vida


Lubrizol do Brasil Aditivos LTDA

TPU EM COMPOSTOS ESPECIAIS DE PVC COM PROPRIEDADES ÚNICAS DE ALTA PERFORMANCE

Contexto da Inovação:
O mercado calçadista brasileiro possui desafios únicos para os materiais de construção. Neste contexto, a Lubrizol trabalhou com um cliente parceiro utilizando um tipo de TPU inovador que permite atingir o ponto ideal de incorporação com compatibilidade otimizada para alta performance sem comprometer os custos do composto final. Isto permitiu ao cliente da Lubrizol acessar aplicações mais demandantes substituindo materiais convencionais e agregando mais tecnologia ao produto acabado.

A inovação:
Atualmente este projeto está em fase final de implementação. O novo composto permite aos moldadores um processo mais simples e robusto comparado às opções anteriores. Além disso, compostos termofixos puderam ser substituidos fazendo com que esta nova alternativa também seja mais sustentável. Todo o conceito deste projeto foi baseado em tecnologias existentes tanto nos TPUs quanto nos PVCs porém combinadas de forma exclusiva e inovadora para obtenção de compostos únicos.

Tipo de Inovação: Novas tecnologias
Área da Aplicação: Pessoas e estilo de vida


Solvay

Grampo invisível para radiografia odontológica

Contexto da Inovação:
A tendência da substituição de materiais na produção de equipamentos e dispositivos utilizados na indústria de saúde brasileira é atribuída ao alto desempenho dos polímeros especiais criados pela Solvay que, além de apresentar propriedades mecânicas, térmicas e químicas excepcionais, também são mais leves, oferecem maior flexibilidade no design, são de fácil fabricação e tem capacidade de diferenciar os produtos e marcas utilizando cores.

A inovação:
A Indusbello Company está lançando o grampo invisível que foi elaborado a partir do polímero especial Udel® PSU (polisulfona) da Solvay Specialty Polymers e é fabricado dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, em material translúcido que não apresenta radiopacidade. Os grampos estão disponíveis em dois modelos e, além de permitirem uma melhor visualização, pois não aparecem nas radiografias, evitam o retrabalho, otimizam o tempo do dentista, são anatômicos, sem bordas cortantes e resistentes.

Tipo de Inovação: Novas aplicações/produtos
Área da Aplicação: Pessoas e estilo de vida


Solvay

Fazenda de Energia Solar

Contexto da Inovação:
A Solvay Solar Energy é a maior fazenda de energia solar da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, que ajudará a atender às crescentes demandas dos clientes por produtos fabricados com o uso de energia renovável. A fazenda tem capacidade de 71,4 megawatts, obtidos com mais de 250.000 painéis solares cobrindo uma área equivalente a 500 campos de futebol. De propriedade da Dominion Resources, Inc., a fazenda começou suas operações em dezembro de 2017.

A inovação:
A inovação encontra-se em fase de promoção e contempla os seguintes produtos: SOLEF® PVDF e HALAR® ECTFE, utilizados nos front sheets, em substituição ao vidro. Tornam a estrutura mais leve e melhoram a eficiência das células fotovoltaicas, oferecendo extrema estabilidade a longo prazo quando expostos à luz solar e eventos atmosféricos. Isso, combinado com uma transparência muito alta, torna-o ideal para uso em estruturas fotovoltaicas e arquitetônicas.

Tipo de Inovação: Sustentabilidade
Área da Aplicação: Casa e Trabalho


Sabic

Bio Newables - Economia Circular através de reciclagem química

Contexto da Inovação:
Dentro do mercado petroquímico, o desafio da Sabic era o de encontrar novas fontes de matéria-prima para o Processo Petroquímico. Com isso, o valor para o negócio englobaria a substituição de matéria-prima de origem fóssil, bio-based polímeros, 2º geração de feedstock (sem competir com o mercado de alimentos) e feedstock com menor pegada de carbono.

A inovação:
A inovação se encontra em fase final de desenvolvimento e implantação. O conceito de balanço de massa para polímeros renováveis de base biológica foi lançado na Europa e, atualmente, a SABIC está realizando vendas com alguns importantes produtores de filmes ativos em sacos de pão, sacolas de compras, revestimento de extrusão etc.

Tipo de Inovação: Sustentabilidade
Área da Aplicação: Industrial


Sabic

O uso de plásticos especiais com função estrutural como nova solução nas tampas traseiras dos veículos automotores

Contexto da Inovação:
A busca por redução de peso no mercado automotivo em todos as áreas de aplicações, sempre visando a melhor performance e autonomia dos veículos, vem se tornando cada dia mais desafiadora. Pensando nisso, o produto final a SABIC traz para o mercado automotivo, um conceito inovador e eficaz para aplicações dos reforços plásticos das portas traseiras dos automóveis conhecido como reforço estrutural da tampa traseira.

A inovação:
A SABIC desenvolveu uma aplicação no mercado automotivo que atende a todos os requisitos e tendência da indústria automotiva moderna, com excelente redução de peso, redução de custo, agregando componentes, reduzindo operações, integrando componentes, facilitando no processo de transformação, e tendo maiores liberdade de design quando comparados ao processo atual de chapas metálicas estampadas. Trata se de uma inovação com requisitos técnicos e de qualidade de altíssimo nível, devido a mesma ter que suportar as necessidades de abertura e fechamento por diversas vezes, resistência a deformação e desgaste etc.

Tipo de Inovação: Novas aplicações/produtos
Área da Aplicação: Mobilidade


Termocolor ind. E com. de plástico LTDA

Sustentabilidade e Inovação: Novos Produtos biodegradáveis e Recicláveis

Contexto da Inovação:
O Mercado de plásticos descartáveis vem enfrentando uma pressão popular fortíssima. A busca por uma solução, que seja economicamente viável e, ao mesmo tempo, ecologicamente amigável, tem sido o grande esforço desse nicho. Produtos classificados na terminologia Oxi-Biodegradáveis vem sendo avaliados erroneamente, em alguns casos, pois alguns aditivos como o Go Green P-life não gera micro plástico e tem no final da sua decomposição apenas H2O, CO2 e Húmus.

A inovação:
A Termocolor produziu o MASTER, que contém aditivo plástico Go Green P-Life, utilizado nas linhas de canudos da Strawplast, nos copos descartáveis e nas bandejas em XPS da Copobrás. Plásticos aditivados com Go Green P-life são 100% recicláveis. Produtos como o copo e o canudo bio tem uma vida útil de 2 anos e mais 2 anos para desaparecer do meio ambiente aproximadamente, se descartado inadequadamente. Já as bandejas de XPS tem uma vida útil de 8 anos e total degradação de 16 anos aproximadamente.

Tipo de Inovação: Sustentabilidade
Área da Aplicação: Pessoas e estilo de vida


Agora Vai Brasil Soluções em Plásticos

Programa de ciclo fechado de uso e reuso de materiais plásticos de movimentação de logística interna

Contexto da Inovação:
Propomos a segregação interna de todos os materiais de movimentação interna que são descartados como sucata após seu Shelf life – como suportes de paletes, contentores, estrados etc - e seu envio a um reciclador gabaritado. O material final é devolvido ao fabricante do produto original que o manufatura e entrega ao gerador da sucata original, para que este o introduza em sua cadeia de produção e movimentação de materiais novamente.

A inovação:
Hoje já estamos na confecção dos lotes pilotos, misturando poliolefínicos e cloretos de polivinelo. Estamos usando um material que até então só era enterrado ou incinerado o PVDC. Recebimento das sucatas separadas por tipo, reclassificadas em testes de laboratórios, preparação da formulação com a utilização de até 5 tipos diferentes de poliolefínicos, a adição de forma diluída do PVDC, acompanhamento e ajuste das características técnicas da mistura em tempo real e eventual correção com aditivos polares.

Tipo de Inovação: Sustentabilidade
Área da Aplicação: Industrial


Bomix

Galão Premium

Contexto da Inovação:
A linha produtiva da BOMIX é toda voltada e automatizada para o envase das tintas nas embalagens metálicas, o que pode dificultar sua relação com alguns clientes. Assim, o objetivo da empresa com o projeto foi fazer um galão 100% plástico com as mesmas dimensões do galão metálico, para que o problema de produção fosse resolvido. Hoje, com o galão premium, o cliente pode alternar em sua linha o plástico pelo metálico sem nenhum setup e custo de produção, quebrando assim uma barreira de entrada.

A inovação:
Através de desenvolvimento de tecnologia e design de produto com parceiros internacionais, o Galão Premium já se tornou uma realidade, com embalagem moderna, resistente, totalmente plástica, de grande impacto visual e diversidade de cores na impressão de rótulos In Mold Label de altíssima qualidade fotográfica. O Galão Premium é mais fácil de abrir e fechar, não enferruja, não amassa, é reutilizável e 100% reciclável.

Tipo de Inovação: Novas aplicações/produtos
Área da Aplicação: Construção


ExxonMobil

Repense Recicle: Negócios e meio ambiente em equilíbrio

Contexto da Inovação:
No final da vida útil de equipamentos plásticos como cordas, redes e boias, muitos deles acabam em praias locais, baías e ilhas. O Atando Cabos queria reciclar as cordas e transformá-las em compostos de maior valor agregado para produzir caixas agrícolas, mas as cordas eram feitas de polietileno e polipropileno incompatíveis, de difícil separação no processo de reciclagem. A ExxonMobil trabalhou junto com o cliente para desenvolver a solução.

A inovação:
A inovação nesse projeto é a possibilidade de compatibilizar com apenas um polímero (Vistamaxx™), em baixa dosagem, a mistura de filamentos de polipropileno e polietileno, modificar o fluxo do material reciclado e alcançar o processamento de moldagem por injeção com consistência. No desenvolvimento de um composto de caixas agrícolas, Atando Cabos e ExxonMobil selecionaram Vistamaxx 6502. Os compostos resultantes estão atualmente em comercialização e uso nos clientes da Atando Cabos.

Tipo de Inovação: Sustentabilidade
Área da Aplicação: Industrial


JBS Ambiental

Economia circular do plástico: um modelo de sucesso do Grupo JBS.

Contexto da Inovação:
A JBS Ambiental atua com foco na gestão dos resíduos sólidos gerados pelas unidades de negócio do grupo JBS, garantindo a isenção de passivos ambientais relacionados à destinação dos resíduos e desenvolvendo soluções e produtos com conceito de ciclo fechado de produção, fortalecendo o conceito de economia circular.

A inovação:
Na gestão, há apoio e participação ativa da alta direção nos projetos de P&D voltados para economia circular e ciclo fechado de produção. Na tecnologia há investimento em tecnologias para reciclagem de produtos plásticos e aumento na produtividade e qualidade dos produtos, entre outras ações. Além da realização de melhorias na eficiência de coleta, seleção, processamento e retorno do resíduo para o ciclo produtivo.

Tipo de Inovação: Sustentabilidade
Área da Aplicação: Industrial


Nanox

Embalagens inteligentes para aumento de Shelf-life em Leite Pasteurizados

Contexto da Inovação:
Os Leites refrigerados (Pasteurizados) contam hoje com pouquíssimos dias de prateleira, 3 a 10 dias. A nanox, criou um sistema de controle de microbiano, já aprovado pelo FDA/EUA que através de seu caráter inovador controla e ganha dias de prateleira para o Leite. A tecnologia pode ser incorporada ao plástico que compõe as embalagens do Leite, seja elas rígidas (Garrafas) ou Filme (saquinhos) para facilitar ao produtor..

A inovação:
A inovação está em fase comercial para o mercado de Laticínio e em implantação para outros mercados.

Tipo de Inovação: Novas tecnologias
Área da Aplicação: Industrial


Unilever

PCR Journey Brasil

Contexto da Inovação:
A geração de lixo no Brasil chegou, em 2016, a um total anual de quase 78,3 milhões de toneladas. Destas, apenas 58,4% foram coletadas e destinadas à disposição em aterros sanitários, enquanto 9% não foram sequer coletadas e o restante destinado à destinos impróprios. Em 2010, a Unilever lançou publicamente e em âmbito global seu Plano de Sustentabilidade, no qual instituiu-se o desafio de diminuir o impacto ambiental na fabricação dos produtos pela metade enquanto crescemos nosso negócio.

A inovação:
Além do apoio às cooperativas de catadores pela instalação de cerca de 100 postos de PEVs (Pontos de Entregas Voluntárias) em mais de 8 cidades brasileiras, a Unilever iniciou o desenvolvimento de embalagens com inclusão de plástico reciclado pós-consumo (PCR) em larga escala. Com a implementação do projeto, a Unilever está recuperando mais de 3500 toneladas de plástico anualmente que seriam descartados em aterros sanitários ou irregularmente no meio ambiente.

Tipo de Inovação: Sustentabilidade
Área da Aplicação: Pessoas e estilo de vida


Deink Brasil LTDA (GRUPO EPEMA)

A PRIMEIRA IMPRESSÃO NÃO É A QUE FICA

Contexto da Inovação:
Não existe no Brasil tecnologia disponível para remoção de tinta dos resíduos plásticos. A Tecnologia de Remoção de Tinta desenvolvida pela CADEL transforma aparas plásticas impressas em um novo material com caraterísticas semelhantes às do plástico virgem. Sendo que a tecnologia de remoção de tinta consiste nos seguintes passos: trituração, remoção da tinta, lavagem, secagem e extrusão.

A inovação:
A inovação está em estágio avançado. A Cadel possui uma planta piloto, em funcionamento, na cidade de Alicante, Espanha, com capacidade instalada de cerca de 250 Kg/h de processamento de aparas plásticas impressas. O processo não utiliza solvente e também opera em circuito fechado, ou seja, o único output do processo (a não ser o pellet sem cor) é a lama de tinta que será destinada a empresas especializadas no tratamento de resíduos.

Tipo de Inovação: Novas tecnologias e Sustentabilidade
Área da Aplicação: Industrial


Braskem

3R – Um novo conceito de resina reciclada

Contexto da Inovação:
As soluções existentes no mercado para reutilização de materiais reciclados se baseiam em tecnologias tradicionais e que, em alguns casos, não podem ser utilizadas em determinadas aplicações. Assim, a Braskem tem buscado o desenvolvimento de novos materiais com foco em soluções mais disruptivas e que tenham maior potencial para melhorar o desempenho das propriedades desses materiais reciclados em diversas aplicações, ampliando a contribuição para Economia Circular.

A inovação:
A inovação desenvolvida neste projeto se encontra na etapa de validação, testes em clientes/parceiros para a produção de garrafas sopradas com o material produzido em escala piloto. Trata-se de uma solução com tecnologia 100% exclusiva Braskem. Atualmente, PCRs são utilizados para aplicações do segmento de sopro, porém em formulações contendo misturas de resinas virgem com reciclados. A solução desenvolvida pela Braskem possui elevada concentração de material reciclado.

Tipo de Inovação: Novas tecnologias
Área da Aplicação: Construção


Amcor Rigid Plastics do Brasil LTDA

Letti a2

Contexto da Inovação:
Através de uma pesquisa com o consumidor da indústria láctea, a Amcor identificou que os brasileiros estão cada dia mais atraídos pelas embalagens transparentes por poderem visualizar o produto antes de comprarem e reconhecerem o frescor e a qualidade premium do mesmo. Em resposta a esta solicitação do mercado, a Amcor trabalhou no desenvolvimento de uma garrafa PET transparente com características diferenciadas.

A inovação:
As inovações da Amcor consistem na conversão da embalagem do leite fresco antes na garrafa de HDPE para o PET em um conceito de entrega da solução completa: garrafa rotulada com tampa. Outras inovações salientadas na embalagem foram a concepção de gargalo e tampa, tipo linerless e a resistência para acolher rótulos termoencolhíveis sem depender de reforços e sem gerar estrias no corpo da embalagem.

Tipo de Inovação: Novos modelos de negócio
Área da Aplicação: Pessoas e estilo de vida


Plastimil ind. E com. de plásticos LTDA

Substituição de metal por composto de polipropileno em pés de carteira escolar

Contexto da Inovação:
A organização atua no segmento de resinas termoplásticas recuperadas pós-industrial e pós-consumo (PCR) e compostos de resinas recuperadas e virgens. O desafio era o de substituir os pés de carteira escolar a base de metal pelo polímero polipropileno com o objetivo evitar acidentes entre alunos em casos tumultos entre os mesmos nas escolas em geral.

A inovação:
O projeto está em fase de homologação final no fabricante da carteira. Os diferenciais em relação ao pé de carteira de metal a utilizar com o polímero são extremamente vantajosos, entre eles está o produto em polipropileno que é um produto cerca de 3 vezes mais leve que a peça de metal e 20% mais barato.

Tipo de Inovação: Novas aplicações/produtos
Área da Aplicação: Pessoas e estilo de vida


Pro-color Química Industrial LTDA

Essências para aplicação em altas temperaturas – 240 a 270 graus

Contexto da Inovação:
O mercado da beleza no Brasil é exigente, bastante interessado em inovação e em constante crescimento. As empresas do setor buscam lançamentos que façam o consumidor querer experimentar e trocar o seu antigo produto. A equipe de marketing de nosso cliente está trazendo algo nunca aplicado em secadores de cabelo e chapinhas e procuraram a Procolor justamente para apoiar a equipe de engenharia e processo para homologação.

A inovação:
Realizamos testes de processo com um aroma já tradicional. Os primeiros testes tiveram bom resultado com aplicação no PC e Nylton, porém com necessidade de melhoria no máster para a processabilidade e redução de manchas. A segunda amostra, já no aroma aprovado que batizamos de Grins, teve seu processo homogeinização melhorado e maior aderência no produto final. A aplicação foi mantida e os resultados foram satisfatórios.

Tipo de Inovação: Novas aplicações/produtos
Área da Aplicação: Pessoas e estilo de vida


Imerys do Brasil

Solução Mineral para Extensor de Modificador de Impacto

Contexto da Inovação:
O desafio foi substituir parte do modificador de impacto, bastante utilizado pelo mercado de plástico e polímeros em geral, por uma solução mineral da Imerys, chamado Camel Cal ST, mantendo a performance e otimizando custo.

A inovação:
Utilizou-se os métodos que o mercado adota para avaliar as propriedades mecânicas da aplicação, dados referente à extrusão e fusão do perfil, acabamento de superfície e resistência ao impacto de queda de peso. O mercado brasileiro não possui um produto que equivale à funcionalidade e custo, que a base é um carbonato de cálcio ultrafino, o qual impacta diretamente na melhoria de resistência ao impacto, devido principalmente às partículas finas.

Tipo de Inovação: Novas aplicações/produtos
Área da Aplicação: Construção


Imerys do Brasil

Electrys-Epx

Contexto da Inovação:
O projeto visou produzir uma alternativa nacional de especialidades minerais para o mercado de materiais elétricos de baixa e média tensão, com matérias-primas e tecnologia nacional.

A inovação:
O produto foi concebido com tecnologias criadas e desenvolvidas na unidade Imerys de Campinas, tanto no que tange ao processamento quanto à modificação de superfície do substrato mineral.

Tipo de Inovação: Novas tecnologias
Área da Aplicação: Construção


Milliken do Brasil

Soluções para embalagens flexíveis: aumento de barreira a vapor de agua para filmes de PE

Contexto da Inovação:
Para atender uma demanda por embalagens mais sustentáveis e recicláveis, a tecnologia da Milliken proporciona aumentos substanciais da barreira a vapor de agua, possibilitando a remoção de camadas metalizadas, diminuição de espessuras de filmes, e produção de embalagens mono - material

A inovação:
A Tecnologia Milliken é maximizada quando utilizada com as resinas corretas de pe. A Milliken prove suporte técnico a novos desenvolvimentos provendo analises de compatibilidade de resinas com nossa tecnologia, produção de protótipos para avaliação de desempenho de estruturas multicamadas, apoio na concepção de novas estruturas e avaliação de permeação de vapor de agua.

Tipo de Inovação: sustentabilidade
Área da Aplicação: Pessoas e estilo de vida




Publicidade:

Aplicativo de Celular
Baixe gratuitamente o aplicativo da Feiplastic através dos sistemas Android e iOS.
Baixar agora

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber as novidades da Feiplastic. Fique por dentro de tudo o que acontece.

Cookies são utilizadas para operar este site e para melhorar a sua usabilidade. Os detalhes completos sobre o que são os cookies, por que os usamos e como você pode gerenciá-los, podem ser encontrados na nossa página Privacidade & Cookies. Por favor, leve em consideração que ao utilizar este site você concorda com o uso de cookies.