• 06 a 09 de Abril | 2021
  • Expo Center Norte | SP

InovaPlastic

Inova Plastic – A Inovação que orienta o sucesso

Em 2019 , o Inova Plastic apresentou e destacou o plástico como a principal matéria prima que viabiliza projetos altamente tecnológicosinovadores e sustentáveis.

 

Com a realização da sua segunda edição, a Feiplastic 2021 continuará a mapear as inovações e tecnologias presentes na indústria do plástico para impulsionar toda a cadeia produtiva e seus stakeholders em direção ao futuro da indústria.

Faça parte dessa iniciativa em 2021, converse com nossos especialistas

Conheça os  cases das empresas que trouxeram suas inovações em 2019. 

UNILEVER

PCR Journey Brasil

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

A Geração de lixo no Brasil chegou, em 2016, a um total anual de quase 78,3 milhões de toneladas. Destas, apenas 58,4% foram coletadas e destinadas à disposição em aterros sanitários, enquanto 9% não foram sequer coletadas e o restante destinado a destinos impróprios. Em 2010, a Unilever lançou publicamente e em âmbito global seu Plano de Sustentabilidade, no qual instituiu-se o desafio de diminuir o impacto ambiental na fabricação dos produtos pela metade enquanto crescemos nosso negócio.

INOVAÇÃO

Além do apoio às cooperativas de catadores pela instalação de cerca de 100 postos de PEVs (Pontos de entregas voluntarias) em mais de 8 cidades brasileiras, a Unilever iniciou o desenvolvimento de embalagens com inclusão de plástico reciclado pós-consumo (PCR) em larga escala. Com a implementação do projeto, a Unilever está recuperando mais de 3500 toneladas de plástico anualmente que seriam descartados em aterros sanitários ou irregularmente no meio ambiente.

SOLVAY

Grampo invisível para radiografia odontológica

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

A tendência da substituição de materiais na produção de equipamentos e dispositivos utilizados na indústria de saúde brasileira e atribuída ao alto desempenho dos polímeros especiais criados pela Solvay que, além de apresentar propriedades mecânicas, térmicas e químicas excepcionais, também são mais leves, oferecem maior flexibilidade no design, são de fácil fabricação e tem capacidade de diferenciar os produtos e marcas utilizando cores.

INOVAÇÃO

A lndusbello Company está lançando o grampo invisível que foi elaborado a partir do polimero especial Ude! PSU (polisulfona) da Solvay Specialty Polymers e é fabricado dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, em material translucido que não apresenta radiopacidade. Os grampos estão disponíveis em dois modelos e, além de permitirem uma melhor visualização, pois não aparecem nas radiografias, evitam o retrabalho, otimizam o tempo do dentista, são anatômicos, sem bordas cortantes e resistentes.

SABIC

Bio Newobles - Economia Circular através de reciclagem química

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

Dentro do mercado petroquímico, o desafio da Sabic era o de encontrar novas fontes de matéria-prima para o Processo Petroquímico. Com isso, o valor para o negócio englobaria a substituição de matéria-prima de origem fóssil, bio-based polímeros, 2° geração de feedstock (sem competir com o mercado de alimentos) e feedstock com menor pegada de carbono.

INOVAÇÃO

A inovação se encontra em fase final de desenvolvimento e implantação. O conceito de balanço de massa para polímeros renováveis de base biológica foi lançado na Europa e, atualmente a SABIC está realizando vendas com alguns importantes produtores de filmes ativos em sacos de pão, sacolas de compras, revestimento de extrusão etc.

PROCOLOR

Essencial para aplicação em altas temperaturas 240 a 270 graus

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

O Mercado de beleza no Brasil é exigente, bastante interessado em inovação e em constante crescimento.  As empresas do setor buscam lançamentos que façam o consumidor querer experimentar e trocar o seu antigo produto. A equipe de marketing de nosso cliente está trazendo algo nunca aplicado em secadores de cabelo e chapinhas e procuraram a Procolor justamente para apoiar a equipe de engenharia e processo para homologação.

INOVAÇÃO

Realizamos testes de processo com um aroma já tradicional. Os primeiros testes tiveram bom resultado com aplicação no PC e Nylton, porém com necessidade de melhoria no master para a processabilidade e redução de manchas. A segunda amostras, já no aroma aprovado que batizamos de Grins, teve seu processo homogeneização melhorado e maior aderência no produto final. A aplicação foi mantida e os resultados satisfatórios. 

MILLIKEN

Soluções para embalagens flexíveis: aumento de barreira a vapor de agua para filmes de PE

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

Para atender uma demanda por embalagens mais sustentáveis e recicláveis, a tecnologia da Milliken proporciona o aumento substanciais da barreira a vapor de água, possibilitando a remoção de camadas, diminuição de espessuras de filmes, e produção de embalagens mono – material.

INOVAÇÃO

A Tecnologia Milliken e maximizada quando utilizada com as resinas corretas de pe. A Milliken prove suporte técnico a novos desenvolvimentos provendo analises de compatibilidade de resinas com nossa tecnologia, produção de protótipos para avaliação de desempenho de estruturas multicamadas, apoio na concepção de novas estruturas e avaliação de permeação de vapor de água.

LUBRIZOL – ADVANCING MATERIALS

TPU em compostos especiais de PVC com propriedades únicas de alta performance

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

O mercado brasileiro possui desafios únicos para os materiais de construção. Neste contexto, a Lubrizol trabalhou com um cliente parceiro utilizando um tipo de TPU inovador que permite atingir o ponto ideal de incorporação com compatibilidade otimizada para alta performance sem comprometer os custos do composto final. Isto permitiu ao cliente da Lubrizol acessar aplicações mais demandantes substituindo materiais convencionais e agregando mais tecnologia ao produto acabado.

INOVAÇÃO

Atualmente este projeto está em fase final de implementação. O novo composto permite aos moldadores um processo mais simples e robusto comparado às opções anteriores. Além disso, compostos termofixos puderam ser substituídos fazendo com que esta alternativa também seja mais sustentável. Todo o conceito deste projeto foi baseado em tecnologias exigentes tanto nos TPUs quanto nos PVCs porém combinadas de forma exclusiva e inovadora para obtenção de composto únicos. 

KURARAY

Filmes Plantictm

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

O mercado de alimentos frescos no Brasil e caracterizado pela sua alta perecibilidade e deficiente cadeia refrigerada para distribuição e comercialização. O desafio deste projeto foi mantendo o alto desempenho na proteção e conservação do produto, desenvolver uma estrutura de embalagem mais sustentável.

INOVAÇÃO

A tecnologia do filme PLANTICTM está totalmente desenvolvida e aplicada comercialmente em diversos mercados como Austrália, Europa e América do Norte. Utiliza matérias-primas de fonte renováveis (amido de milho) não geneticamente modificadas, com características de biodegradabilidade, em compostagem industrial ou residencial e com propriedades de alta barreira a gases. Devido a sua alta flexibilidade e versatilidade, pode ser usado para uma ampla gama de aplicações, nas formas de filmes flexíveis, semirrígidos ou rígidos termoformados. 

EXXONMOBIL

Repense recicle: Negócios e meio ambiente equilibrado

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

No final da vida útil de equipamentos plásticos como cordas, redes e boias, muitos deles acabam em praias locais, baias e ilhas. O atando cabos queria reciclar as cordas e transforma-las em compostos maior valor agregado para produzir caixas agrícolas, mas as cordas eram feitas de polietileno e polipropileno incompatíveis, de difícil separação no processo de reciclagem. A Exxonmobil trabalhou junto com o cliente para desenvolver a solução.

INOVAÇÃO

A inovação nesse projeto é possibilidade de compatibilizar com apenas um polímero (Vistamaxx™), em baixa dosagem, a mistura de filamentos de polipropileno e polietileno. Modificar o fluxo do material reciclado e alcançar o processamento de moldagem por injeção com consistência. No desenvolvimento de um composto de caixas agrícolas. Atando Cabos e ExxonMobil selecionaram Vistamaxx 6502. Os compostos resultantes estão atualmente em comercialização e uso nos clientes da Atando Cabos. 

JBS AMBIENTAL

Economia circular do plástico: um modelo de sucesso do Grupo JBS

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

 A JBS Ambiental atua com foco na gestão dos resíduos sólidos gerados pelas unidades de negócio do grupo JBS, garantindo a isenção de passivos ambientais relacionados a destinação dos resíduos e desenvolvendo soluções e produtos com conceito de ciclo fechado de produção, fortalecendo o conceito de economia circular.

INOVAÇÃO

Na gestão, há apoio e participação ativa da alta direção nos projetos de P&D voltados para economia circular e ciclo fechado de produção. Na tecnologia há investimento em tecnologias para reciclagem de produtos plásticos e aumento na produtividade e qualidade dos produtos, entre outras ações. Além da realização de melhorias na eficiência de coleta, seleção, processamento e retorno do resíduo para o ciclo produtivo.

BRASKEM

3R Um novo conceito de resina reciclada

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

As Soluções existentes no mercado para reutilização de materiais se baseiam em tecnologias tradicionais e que, em alguns casos, não podem ser utilizadas em determinados aplicações. Assim, a Braskem tem buscado o desenvolvimento de novos materiais com foco em soluções mais disruptivas e que tenham maior potencial para melhorar o desempenho das propriedades desses materiais reciclados em diversas aplicações, ampliando a contribuição para Economia Circular.

INOVAÇÃO

A inovação desenvolvida neste projeto se encontra na etapa de validação, testes em clientes/parceiros para a produção de garrafas sopradas com material produzido em escala piloto. Trata-se de uma solução tecnologia 100% exclusiva Braskem. Atualmente, PCRs são utilizados para aplicações do segmento de sopro, porém em formulações contendo misturas de resinas virgem com reciclados. A solução desenvolvida pela Braskem possui elevada concentração de Material reciclado.  

AGORA VAI BRASIL SOLUÇÕES EM PLÁSTICOS

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

Propomos a segregação interna de todos os materiais de movimentação interna que são descartados como sucata após seu Shelf life – como suportes de paletes, contentores, estrados etc - e seu envio a um reciclador gabaritado. O material final é devolvido ao fabricante do produto original que o manufatura e entrega ao gerador da sucata original, para que este o introduza em sua cadeia de produção e movimentação de materiais novamente.

A INOVAÇÃO

Hoje já estamos na confecção dos lotes pilotos, misturando poliolefínicos e cloretos de polivinelo. Estamos usando um material que até então só era enterrado ou incinerado o PVDC. Recebimento das sucatas separadas por tipo, reclassificadas em testes de laboratórios, preparação da formulação com a utilização de até 5 tipos diferentes de poliolefínicos, a adição de forma diluída do PVDC, acompanhamento e ajuste das características técnicas da mistura em tempo real e eventual correção com aditivos polares. 

BOMIX

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

A linha produtiva da BOMIX é toda voltada e automatizada para o envase das tintas nas embalagens metálicas, o que pode dificultar sua relação com alguns clientes. Assim, o objetivo da empresa com o projeto foi fazer um galão 100% plástico com as mesmas dimensões do galão metálico, para que o problema de produção fosse resolvido. Hoje, com o galão premium, o cliente pode alternar em sua linha o plástico pelo metálico sem nenhum setup e custo de produção, quebrando assim uma barreira de entrada.

A INOVAÇÃO

Através de desenvolvimento de tecnologia e design de produto com parceiros internacionais, o Galão Premium já se tornou uma realidade, com embalagem moderna, resistente, totalmente plástica, de grande impacto visual e diversidade de cores na impressão de rótulos In Mold Label de altíssima qualidade fotográfica. O Galão Premium é mais fácil de abrir e fechar, não enferruja, não amassa, é reutilizável e 100% reciclável.

AMCOR RIGID PLASTICS DO BRASIL LTDA

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

Através de uma pesquisa com o consumidor da indústria láctea, a Amcor identificou que os brasileiros estão cada dia mais atraídos pelas embalagens transparentes por poderem visualizar o produto antes de comprarem e reconhecerem o frescor e a qualidade premium do mesmo. Em resposta a esta solicitação do mercado, a Amcor trabalhou no desenvolvimento de uma garrafa PET transparente com características diferenciadas.

A INOVAÇÃO

As inovações da Amcor consistem na conversão da embalagem do leite fresco antes na garrafa de HDPE para o PET em um conceito de entrega da solução completa: garrafa rotulada com tampa. Outras inovações salientadas na embalagem foram a concepção de gargalo e tampa, tipo linerless e a resistência para acolher rótulos termoencolhíveis sem depender de reforços e sem gerar estrias no corpo da embalagem.

FG Resinas

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

O desafio era encontrar uma solução para a utilização de compostos minerais (carga) em produtos/aplicações transparentes. Até então, os compostos de CaCo3 forneciam uma opacidade e perda de brilho que impossibilitavam sua aplicação.

A INOVAÇÃO

A linha de compostos transparentes Invisible foi lançada na última edição da Interplast em Joinville. Desde então estão disponíveis a pronta entrega em qualquer um de nossos armazéns. O diferencial é que, ao contrário dos compostos convencionais, a linha Invisible pode substituir um percentual de 30% a 40% de resina sem gerar perda de opacidade e brilho. Esses compostos podem ser usados em filmes transparentes (PEBD, PEBDL E PEAD), sacos, copos, chapas, ráfia transparente, frascos transparentes e sacolas transparentes.

EASTMAN

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

A Eastman tem mais de 100 anos de expertise com materiais provenientes da celulose. Além disso, a empresa tem um histórico de valor relacionado diretamente com a sustentabilidade, gerindo um portfólio sustentável através de colaboração estratégica, gerenciamento responsável dos recursos e inovação persistente.

A INOVAÇÃO

O Treva, lançado em 2017 e já disponível para o mercado em escala global, é um bioplastico de engenharia com conteúdo biológico elevado (cerca de 45%) - o que lhe dá caráter sustentável. A inovação teve maior aplicabilidade aos mercados de oftálmico e de embalagens cosméticas, devido suas propriedades especiais relacionadas à visão e ao contato com a pele. Apesar desse foco inicial, há pesquisas para aumentar a aplicabilidade do material.

ELEKEIROZ

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

A Elekeiroz, atuante no mercado de plastificantes para resínas vinílicas, em conjunto com sua joint venture Nexoleum, oferece uma alternativa aos plastificantes tradicionais de base fóssil. Seu desafio é o de encontrar produtos com desempenho adequado, com custo competitivo, dentro do escopo de empresas e com uso de matérias-primas renováveis.

A INOVAÇÃO

A inovação já está em fase comercial e se trata de uma nova linha de produtos que compõem uma terceira geração de plastificantes vegetais com melhor desempenho de permanência quando comparada às gerações anteriores. O processo produtivo - que inclui criação de moléculas a partir de modificações químicas de óleos vegetais - e a seleção de matérias-primas permitem uma ampla gama de produtos. 

EPEMA

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

Não existe no Brasil tecnologia disponível para remoção de tinta dos resíduos plásticos. A Tecnologia de Remoção de Tinta desenvolvida pela CADEL transforma aparas plásticas impressas em um novo material com caraterísticas semelhantes às do plástico virgem. Sendo que a tecnologia de remoção de tinta consiste nos seguintes passos: trituração, remoção da tinta, lavagem, secagem e extrusão.

A INOVAÇÃO

A inovação está em estágio avançado. A Cadel possui uma planta piloto, em funcionamento, na cidade de Alicante, Espanha, com capacidade instalada de cerca de 250 Kg/h de processamento de aparas plásticas impressas. O processo não utiliza solvente e também opera em circuito fechado, ou seja, o único output do processo (a não ser o pellet sem cor) é a lama de tinta que será destinada a empresas especializadas no tratamento de resíduos.

OKKER

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

Embalagens sustentáveis.

A INOVAÇÃO

Embalagens Sustentáveis. A Metodologia aplicada em Indústrias alimentícias e grandes restaurantes.

IMERYS

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

O desafio foi substituir parte do modificador de impacto, bastante utilizado pelo mercado de plástico e polímeros em geral, por uma solução mineral da Imerys, chamado Camel Cal ST, mantendo a performance e otimizando custo.

A INOVAÇÃO

Utilizou-se os métodos que o mercado adota para avaliar as propriedades mecânicas da aplicação, dados referentes à extrusão e fusão do perfil, acabamento de superfície e resistência ao impacto de queda de peso. O mercado brasileiro não possui um produto que equivale à funcionalidade e custo, que a base é um carbonato de cálcio ultrafino, o qual impacta diretamente na melhoria de resistência ao impacto, devido principalmente às partículas finas. 

NONAX

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

Os Leites refrigerados (Pasteurizados) contam hoje com pouquíssimos dias de prateleira, 3 a 10 dias. A nanox, criou um sistema de controle de microbiano, já aprovado pelo FDA/EUA que através de seu caráter inovador controla e ganha dias de prateleira para o Leite. A tecnologia pode ser incorporada ao plástico que compõe as embalagens do Leite, seja elas rígidas (Garrafas) ou Filme (saquinhos) para facilitar ao produtor.

A INOVAÇÃO

A inovação está em fase comercial para o mercado de Laticínio e em implantação para outros mercados.

PRINTGREEN 3D

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

A PrintGreen3D visa oferecer produto com preço mais acessível e de qualidade igual ou superior ao do filamento feito a partir de matéria prima “virgem” encontrado no mercado, com isso incentivando o consumo de plástico reciclado e a popularização da tecnologia 3D. O diferencial é o investimento em tecnologia e pesquisa para combinação de polímeros reciclados, parcerias com instituições de pesquisa e empresas na área de polímeros, melhorando a qualidade da matéria prima reciclada.

Em resumo resolver (i) ajudar a diminuir a quantidade de lixo plástico gerado pela humanidade; (ii) aumentar a quantidade do uso de plástico reciclado; (iii) tornar mais acessível a tecnologia de impressão 3d; (iv) ótima qualidade do filamento, (v) popularizar o consumo de produtos sustentáveis; (vi) agregação de valor ao produto final.

A INOVAÇÃO

Foi identificado nos clientes o desejo de ter um produto sustentável, econômico e de fácil acesso, mas todos os polímeros (plásticos) perdem suas características ou propriedades cada vez que são reprocessados, como por exemplo a fluidez, devido a essa questão, a reutilização de impressões que falharam ou de embalagens plásticas não é algo simples para as impressoras 3D, onde alguns milímetros fazem uma grande diferença no produto final.

No Brasil, observamos que a maior parte dos usuários utiliza o filamento de ABS e este material leva alguns milhares de anos para se decompor, gerando mais lixo plástico. Outro problema encontrado é na qualidade dos filamentos comercializados, atualmente são recorrentes defeitos como ovulação, bolhas internas, falta de padrão de espessura e o custo elevado do filamento (insumo da impressora 3D). No Brasil, este valor mais elevado é devido a vários fatores, se destacando a variação do dólar que afeta a matéria prima virgem ou por serem importados.

A matéria prima é abundante segundo a ABIPLAST somente no ano de 2015 foram geradas 9,5 milhões de toneladas de termoplásticos e desse montante somente 20% foram reutilizados, algumas das vantagens desse material é sua abundancia, o mesmo não sofre alteração de valor com a variação do dólar, o produto final feito com o filamento além de ser igual ao de matéria prima virgem, torna –se eco friendly agregando valor ao produto.

CYCLOPACK

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

Segurança para produtos e embalagens.

A INOVAÇÃO

A autenticidade é realizada pela tecnologia de marcação (Tracer). Possuí marcadores nanométricos de alta performance com preços competitivos que inserimos nas embalagens e/ou produtos. A verificação desses marcadores é realizada por um equipamento pericial (Espectrômetro) exclusivo Ciclopack, e é feita a entrega de um software para visualização e controle da operação.

FERTAM

CONTEXTO DA INOVAÇÃO

Somente no Brasil, o varejo de móveis vendeu cerca de 367,5 milhões de unidades em 2018, totalizando uma receita aproximada de R$ 75,5 bilhões, representando aumento de 4,8% em volume e 7,8% em termos de faturamento em relação a 2017.

Nossos móveis ecológicos de alta qualidade, produzidos com material reciclado e 100% recicláveis, vão reduzir a poluição ambiental, o desmatamento para produção de móveis de madeira/MDF e o deserto verde (monocultura de árvores em grandes extensões de terra para a produção de móveis), que tem seríssimos impactos socioambientais, tais como: exaustão do solo, erosão, redução da biodiversidade, concentração de terras, êxodo rural, baixa geração de empregos e desmatamento.

Também haverá capacitação de catadores, recicladores e cooperativas para que todos elevem sua qualificação, renda e qualidade de vida.

A INOVAÇÃO

Os móveis são anti-mofo, anti-cupim, anti-umidade e 100% recicláveis, que não geram resíduos na produção. Além disso, são extremamente duráveis (não descolorem nem amarelam com o passar do tempo) e sustentáveis, pois economizam água e energia na produção, além de reduzir o desmatamento e mitigar o descarte desordenado de móveis velhos. Ao contrário do pó de MDF (poluente descartado às toneladas), os fiapos resultantes do corte das placas FERTAM são 100% reaproveitados na produção de novas chapas.

As soluções com madeira plástica existentes no mercado são rústicas, extremamente pesadas e adequadas apenas para mobiliário externo (decks, bancos, mesas, etc.). Além disso utilizam, ao menos parcialmente, matéria-prima não-reciclável em suas composições.
Os móveis FERTAM concorrem com os móveis internos atualmente fabricados em MDF/MDP e compensados, tais como armários, guarda-roupas, gabinetes e racks, entre outros. O preço final é similar, mas a durabilidade e qualidade superior são os principais diferenciais.